Blog Brocco Investimentos

Imobiliária em Itapema

Como aumentar a eficiência energética em sua casa

Como aumentar a eficincia energtica em sua casa

Hoje vamos ensinar a você como pode aumentar a eficiência energética em sua casa. Siga essas dicas e economize energia para que também se reflita nas suas contas de luz.

A eficiência energética pode ser definida como uma prática que procura otimizar o consumo de energia. Usar a energia de forma eficiente, além de ajudar a reduzir nossas contas, protege o meio ambiente. Isto pode ser conseguido de diversas formas: alterando a instalação de iluminação, substituindo os sistemas de aquecimento e refrigeração por outros de maior eficiência, utilizando energias renováveis ??e, sobretudo, alterando certos hábitos de consumo que nos levam a desperdiçar energia desnecessariamente.

Quando falamos de Eficiência Energética, falamos de conceitos-chave e muito interessantes: otimizar os processos de produção e a utilização da energia, -utilizando o mesmo ou menos- para produzir mais; e isso pode significar economias econômicas importantes em suas contas, é claro.

Como aumentar a eficiência energética em sua casa?

1. Iluminação e instalação elétrica

A eficiência energética está intimamente ligada à poupança na conta de luz, pois, com práticas simples como a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED ou de baixo consumo, são obtidas enormes economias. Especificamente, como já mencionamos, a troca de lâmpadas apresenta economia entre 50% e 80% na conta de luz.

Outra forma de economizar nas contas de luz é otimizando a energia elétrica necessária para sua casa. Embora não tenha nada a ver com Eficiência Energética, por não implicar em economia de consumo, significará uma redução considerável na conta de luz. Para isso, você pode usar uma calculadora de potência ou contratar os serviços de um profissional para fazer um estudo de sua casa. Depois de saber a quantidade necessária de kW, você deve procurar uma tarifa de luz que melhor se adapta às suas necessidades. Algumas das tarifas atuais oferecidas pelas empresas de energia produzem energia com fontes 100% renováveis ??com as quais você poderá ser mais eficiente.

2. Ar condicionado, água quente e aquecimento

Existem novos sistemas de ar condicionado, água quente e aquecimento com os quais é possível obter poupanças de mais de 80% na energia elétrica e 50% no consumo de combustível. Além de substituir sistemas desatualizados ou de baixa eficiência, certos hábitos de consumo podem ser adotados para otimizar o uso de energia:
 

  • Use ventilação natural ou ventiladores no lugar do ar condicionado, pois o uso deste aumenta a conta de luz em 30%.
  • No inverno, ventile a casa por no máximo 10 minutos para não perder o calor dentro de casa.
  • Certifique-se de ter um bom isolamento em casa para não perder calor ou frio.
  • Não deixe o aquecimento ligado o dia todo, pois aumenta o consumo em 70%.

Além das instalações elétricas e de gás natural, existem outras maneiras de obter alguma eficiência em sua casa:
 
  • Utilize a máquina de lavar e o lava-louças quando for realmente necessário.
  • Não abra o forno durante o cozimento.
  • Não coloque pratos quentes na geladeira.
  • Use aparelhos com rótulos A +++ com os quais você pode obter uma economia de 60% se compararmos com um aparelho de médio porte.
  • Evite abrir a porta da geladeira a toda a hora.
  • Instale painéis solares em sua casa. O sol é uma das melhores energias renováveis que temos.


Rafael Brocco. Sua melhor opção em apartamentos na planta em Itapema



como, aumentar, eficiência, energética, casa

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade