Blog Brocco Investimentos

Imobiliária em Itapema

O QUE É O CUB?

O QUE  O CUB?

Vamos partir da problemática: como saber se determinada construtora não está superfaturando o custo de sua obra e consequentemente apresentando preços fora da realidade do mercado imobiliário? Ou ainda pior: como evitar o conluio de construtoras para que juntas mantenham o preço acima do razoável?

Com o intuído de coibir a prática acima, a Lei n.º 4.591/64 (que dispõe sobre condomínio em edificações e incorporações imobiliárias) dispôs em seu art. 54, que os sindicatos estaduais da indústria da construção civil ficam obrigados a divulgar mensalmente, até o dia 5 de cada mês, os custos unitários de construção a serem adotados nas respectivas regiões.

Em cumprimento à regra, os referidos sindicatos fazem um inquérito dos custos de material e mão-de-obra na região, o que resulta no Custo Unitário Básico da Construção Civil – CUB. Mas esse inquérito não poderia ser feito com base em critérios discricionários, por tal razão, o Poder Executivo celebrou contrato com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que por seu turno editou a NBR 12.721/05.

A NBR 12.721/05 estabelece critérios e requisitos para que os Sindicatos possam coletar preços e calcular o custo unitário básico – CUB. Evidentemente, por haver diferentes tipos de edificação, a norma técnica tratou de fazer diferentes classificações, tais como residência unifamiliar, multifamiliar, edificação comercial etc, que por sua vez são subdivididas em alto, médio e baixo padrão.. Tudo para que se possa calcular da forma mais justa possível cada tipo de construção. Por exemplo: um prédio tem um custo por metro quadrado muito maior do que uma casa, pois deve se levar em conta o investimento em aço, fundações etc.; da mesma forma, um prédio edificado em alto padrão tem um custo mais elevado do que um edificado em baixo padrão.

Por isso é normal quando vemos um relatório sobre o CUB que mostra diferentes valores, de acordo com o padrão da construção, com siglas como estas abaixo:

Prédio Popular – Padrão Baixo (PP – B)
Prédio Popular – Padrão Normal (PP – N)
...

Em ITAPEMA/SC o sindicato responsável pelo levantamento do CUB é o SINDUSCON COSTA ESMERALDA, que também atende as cidades de Porto Belo e Bombinhas. No website do sindicato você pode acompanhar as análises do CUB dos últimos meses, bem como, os inquéritos de preços que foram realizados.

A título de exemplo, no mês/referência de janeiro de 2020, para ser utilizado em fevereiro de 2020, o CUB de um RESIDENCIAL MÉDIO foi de R$ 1.942,41/m², obtendo variação de 0,44     % em relação ao mês anterior.

Você também pode acompanhar mês-a-mês a variação do CUB no nosso site: https://www.rafaelbroccosc.com.br/

Nos dias atuais a variação do CUB também é utilizada como índice de reajuste nos contratos de compra e venda de imóveis na planta, o que se apresenta bem razoável, pois os custos da construtora vão subindo todos os meses, daí então, o custo da construção também sobe, e o valor de contrato é reajustado para que a moeda mantenha o mesmo valor.

Ficou com dúvidas? Nos procure para juntos encontrarmos o melhor preço para você!!!

 



ITAPEMA, MEIA-PRIA, CUB

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade