Blog Brocco Investimentos

Imobiliária em Itapema

Loja de ferragens em Itapema, SC: confira nossa lista

Loja de ferragens em Itapema, SC: confira nossa lista

Uma boa construção começa com a escolha correta dos tipos de ferragens que serão utilizadas ao longo da obra, logo esse momento é primordial e imprescindível. 

Geralmente, no início das obras que seguem o regulamento específico para construções em geral, algumas barras de ferro se encontram dentro dos tijolos em determinadas partes dessa construção. É sobre esses materiais que nós abordaremos hoje.

Ao final da nossa explicação, trouxemos algumas recomendações de lojas de ferragens que se encontram na cidade de Itapema, em Santa Catarina.

As ferragens são indispensáveis na base de qualquer obra, precisando ser escolhidas da maneira mais adequada possível, a fim de garantir uma excelente sustentação da obra como um todo.

Por esse motivo é tão importante compreender acerca dos tipos de ferragens que são mais utilizadas, bem como o momento o qual essas ferragens são empregadas. 

Quando você entende melhor sobre o processo para escolher esse material, você está a um passo de garantir uma obra com muita qualidade.

As ferragens são necessárias tanto para a construção quanto para a reforma, então vamos agora entender melhor sobre elas.

O que são as ferragens? 

O ferro já está em nossa sociedade há muito tempo, se destacando tanto como um minério importante, como para a sua função na construção civil.

Os primeiros usos do ferro foram registrados no final do século XIX, e nessa época o ferro já era utilizado nas estruturas de concreto armado.

Até o presente momento, o ferro ainda é utilizado para fins de concreto armado, pois ele demonstra uma vantagem ao unir a alta resistência das tensões de compressão do concreto com resistência às trações do ferro.

Na construção, por exemplo, as ferragens são utilizadas das mais diversas formas, a exemplo do formato de vigas ou colunas. Porém, as maneiras mais comuns ainda são a barra de transferência e o vergalhão.

Para escolher a ferragem correta para o seu tipo de construção, é necessário levar diversos pontos em consideração, pois ela exercerá uma função muito importante, que é ajudar na sustentação e firmeza da obra, para evitar qualquer tipo de problema no futuro.

Quais são os principais tipos de ferragens? 

É necessário levar em consideração não apenas as especificações do material, mas também os principais tipos de ferragem, além claro das suas indicações e outras informações adicionais.
Tudo isso serve para assegurar uma obra com segurança e durabilidade.

- Vergalhões: os vergalhões são barras de aço que, ao serem adicionadas ao concreto, formam o conhecido concreto armado. 

Os vergalhões são mais utilizados em estruturas cuja construção seja de vigas ou pilares.

No momento de adquirir os vagalhões, você consegue encontrá-los nos formatos de barras retas ou dobradas. No caso das dobradas, os vergalhões são cortados e dobrados mediante o formato preciso para a sua construção.

- Arames recozidos: esses arames são usados especificamente para a fixação de vergalhões em armaduras feitas de concreto armado. Você consegue encontrar em rolos com 30 kg ou de 1 kg.

Como suas características são predominantemente mecânicas, você consegue usar os arames em operações que necessitam de torções e dobras, a exemplo das amarrações de armadura do concreto armado. 

Mesmo que você esteja tratando com um aço do tipo simples, o arame se apresenta de forma maleável por conta da sua produção de baixo teor de carbono.

Dessa forma, os arames conseguem ser utilizados nas mais diversas estruturas feitas de concreto armado.

- Cordoalhas e fios: estes são produtos específicos para o concreto protendido. A principal diferença entre concreto armado e o concreto protendido, é o tipo de aço que é utilizado. No caso do concreto por atendido, esse concreto é armado com ferragens ativas.

E no caso do concreto armado, utiliza-se as ferragens passivas, isto é, o concreto comum com vigas de aço.

Dentre as cordoalhas e fios, podemos citar as cordoalhas engraxadas e plastificadas (fios que não aderem ao concreto), os fios de protensão (usados, em sua maioria, em lajes alveolares) e as cordoalhas aderentes (usados em grandes construções). 

- Treliças nervuradas: são aquelas utilizadas na construção de lajes treliçadas, afinal a sua composição é a partir dos fios CA-60 nervurados. 

A sua composição é feita a partir de um fio longitudinal superior com dois fios longitudinais inferiores, com a separação definida por dois estribos, em formato de sinusóide, além de possuir eletrosoldados nos dois lados dessa estrutura. Isso tudo forma uma estrutura espacial. 

Quais as lojas de ferragens em Itapema, SC? 

Em Itapema, encontramos diversas lojas de ferragens, mas hoje separamos apenas o que há de melhor, em termos de qualidade: 

Alumi Flex – Esquadrias de Alumínio e Ferro
Endereço:
Rua 706C, nº 126 - Várzea - Itapema - SC
Fone: (47) 3368-4239, (47) 3368-7157 e (47) 99942-8444

Casa da Ferragem
Endereço:
2ª Avenida, nº 380, esq. Rua 234 - Meia Praia - Itapema - SC
Fone: (47) 3268-2302

Cilmac
Endereço:
Av. Nereu Ramos, nº 3896 - Esq. 248 - Meia Praia - Itapema - SC
Fone: (47) 3368-4088

Portinox Máquinas e Ferramentas
Endereço:
Av. Nereu Ramos, nº 6046, sala 01 - Meia Praia - Itapema - SC
Fone: (47) 3368-3030 e (47) 3368-7030

Rafael Brocco. Sua melhor opção em Apartamentos na planta em Itapema. 
Gostou do artigo? Não esqueça de deixar seu comentário e conferir os outros conteúdos em nosso Blog



lojas, ferragens, itapema, lista

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade